Os detalhes já conhecidos do futuro Mercedes Classe A
A Mercedes ultima a preparação da terceira geração do Classe A com que, já a partir de 2018, quer lançar forte ataque ao Audi A3 e BMW Série 1, procurando colocar a fasquia particularmente alta. As promessas de melhorias vêm de todos os lados, do tamanho do habitáculo, da funcionalidade, do equipamento, das motorizações, da dinâmica…
A nova geração do Classe A (internamente denominada W177) será maior, começando pela distância entre eixos que crescerá 2 cm e acabando no comprimento de 4,4 m (4,299 m o actual). A ideia é oferecer mais espaço no habitáculo, em especial nos lugares traseiros, e uma bagageira mais volumosa, com mais que os actuais 341 litros. Também o portão traseiro será maior para melhor acessibilidade. Para a melhor habitabilidade contribui também a linha do tejadilho que se prolonga e a traseira mais vertical, como se pode perceber nas imagens.
Por fim, a nível de motorizações, os Diesel mais pequenos continuarão entregues às unidades de 1,6 litros recebidas através da parceria estabelecida com a Renault. Haverá também uma actualização dos motores a gasolina, mas a grande novidade poderá ser uma versão híbrida "plug-in" que poderá ter autonomia em modo eléctrico até… 100 km! Esta é uma aposta da Mercedes que quer aumentar a "electrificação" de toda a sua gama, se bem que esta versão não seja esperada logo para o lançamento da nova geração do Classe A, mas para um pouco mais tarde.